Biblioteca Károly Besenbach

A Biblioteca Károly Besenbach está localizada na Casa Húngara de SP.

A Biblioteca é dirigida pela Diretoria da Associação Beneficente Húngara e existe desde 1928.

Desde o início buscou ser referência de leitura de material em idioma húngaro para os associados e interessados.

Atualmente a biblioteca é cuidada por uma equipe de voluntárias que se reúne às segundas feiras para compilar, restaurar, ordenar, classificar a controlar os mais de 4.000 exemplares existentes, em geral obtidos por meio de doações.

A Biblioteca  recebeu o  nome do marceneiro húngaro homônimo, que a título de doação, construiu as prateleiras que armazenam os livros.

A temática dos livros abrange da culinária à história, da poesia à etnografia, do drama ao humor. Além de resguardar, a cultura do povo húngaro, as voluntárias preparam as duplicatas para enviá-las à Hungria de onde são distribuídas a húngaros além das fronteiras do país.

A Associação  tem o orgulho de ter enviado mais de 1.000 livros para a Hungria e países além fronteira, como forma de divulgação da literatura húngara aos países da Diáspora que têm pouco acesso a material dessa natureza.

Os vários alunos que estudam húngaro na Casa Húngara também podem usufruir da leitura para aprimorar o seu aprendizado, levando os livros expostos para este fim.

könyvtár.jpg