Nossa História
Desde 1926
História
A "Associação Beneficente Húngara do Brasil" foi fundada em 1926 pelos primeiros imigrantes húngaros na cidade de São Paulo. Naquela época, começou suas atividades ajudando os doentes, mas também lidava com a colocação de empregos, além de prestar serviços jurídicos aos recém-chegados ou aos imigrantes empobrecidos.
A partir de 1928, já operava uma biblioteca e organizava eventos de caridade, que foram muito bem recebidos pela comunidade húngara da época.
Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, todas as instituições ou escolas operadas por comunidades de países inimigos tiveram que ser "nacionalizadas". Assim, a Associação também teve seu nome alterado para "Associação Beneficente 30 de Setembro", e um presidente brasileiro foi eleito para liderá-la.
Após a guerra, já devidamente registrada, pôde operar com o novo nome oficial. Apesar disso, ainda é conhecida na comunidade húngara como "Associação Beneficente Húngara".
Em 2014, a assembleia geral votou e posteriormente registrou nos estatutos da organização que ela poderia usar o nome fantasia em português "Associação Beneficente Húngara".
Vale ressaltar que, sendo uma instituição de caridade oficialmente registrada, ela goza de certos benefícios fiscais que permitem a manutenção de suas atividades.
Com o passar dos anos, o número de membros diminuiu significativamente, mas recentemente tem sido observado um crescimento novamente. O número de membros é de 132, a maioria descendentes dos primeiros imigrantes que chegaram a São Paulo.
Atualmente, a missão da Associação através da Casa Húngara, é introduzir os interessados à história húngara, cultura, tradições e língua húngara através de grupos ativos na Casa Húngara de São Paulo:
-
Grupo Escoteiro György Szondi
-
Conjunto de Danças Folclóricas Pántlika
-
Grupo de Dança Infantil Sarkantyú
-
Grupo de Danças Csárdás Ropogós
-
Grupo de Danças Folclóricas Zrínyi
-
Coro Húngaro de São Paulo
-
Grupo de Estudo da Bíblia
-
Xadrez
-
Escola Húngara
-
Jantar Húngaro
Temos o objetivo de transformar a Casa Húngara em um centro cultural que possa acolher grupos de interesse, sediar eventos, receber autoridades e todos os interessados pela cultura húngara.
É importante destacar que, além da diretoria, o suporte de inúmeros voluntários e empresários de descendência húngara contribui significativamente para a sobrevivência da comunidade e a continuidade de suas atividades.
A comunidade húngara no Brasil mantém contato oficial com a LAMOSZSZ desde 2004. Como resultado, recebemos significativas doações do Governo da Hungria através do Fundo Bethlen Gábor. Graças a esses recursos, será possível no futuro renovar a Casa Húngara e modernizar seu sistema multimídia, além de continuar as aulas avançadas de língua na Escola Húngara.
Isso abrirá oportunidades para organizar programas ainda mais qualificados e permitirá que a comunidade transmita a língua e a cultura húngara de forma mais ampla no coração da cidade de São Paulo.
Quer fazer parte?
Entre em contato com a gente e saiba mais!